sábado, 17 de dezembro de 2016

MINHA PEQUENA GRANDE ÁRVORE...

BOM DIA, PESSOAL!
DAQUI HÁ 8 DIAS, SERÁ 25 DE DEZEMBRO. ESTA, SERÁ MINHA ESPECIAL POSTAGEM DE NATAL. ESTA DATA QUE ME É TÃO TERNA E PESAROSA, UMA VEZ QUE MINHA MÃE JÁ NÃO ESTÁ MAIS COMIGO E ME VEM LEMBRANÇAS DE OUTRORA, TÃO ESPECIAIS...
MAS PULANDO ESTA PARTE QUE ME ENTRISTECE, MEU INSTINTO ARTESANAL FICA AINDA MAIS AGUÇADO E PARA AS PESSOAS QUE ESTIMO, GOSTO DE FAZER UM MIMO, UM AGRADO. 
ESTE ANO, ESTOU CAPRICHANDO NAS LEMBRANCINHAS, TODAS FEITAS ARTESANALMENTE, A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS (NOUTRA OPORTUNIDADE, FAREI UMA POSTAGEM COM ELAS, PARA QUE LHES SIRVA DE INSPIRAÇÃO). E POR FALAR EM REAPROVEITAMENTO, EM RECICLAGEM, DECIDI DAR UMA BELA REPAGINADA NA PEQUENA ÁRVORE DECORATIVA QUE TEMOS EM CASA, A QUAL ESTÁ CONOSCO DESDE 2008. POR TER TAL PORTE, ELA FICA DECORADA O ANO TODO E FAZ PARTE DO "CENÁRIO NATALINO", O QUAL COMPÕE 365 DIAS UM GRACIOSO CENÁRIO EM NOSSO "MINI MUSEU PARTICULAR": NOSSA CASA.
MAS ANTES DE LHES MOSTRAR ESTE TRABALHO TÃO BATUTA, VOCÊS SABEM QUAL O SIGNIFICADO DA "ÁRVORE DE NATAL"? PARA QUEM NÃO SABE, EU EXPLICO.


HÁ CERCA DE 3000 ANOS ANTES DE CRISTO, CIVILIZAÇÕES ANTIGAS QUE HABITAVAM OS CONTINENTES EUROPEU E ASIÁTICO, CONSIDERAVAM AS ÁRVORES COMO SERES DIVINOS. ELAS ERAM CULTIVADAS E FAZIAM FESTEJOS EM SEU LOUVOR E ACREDITAVAM QUE SUAS RAÍZES FINCADAS NO SOLO, SIMBOLIZAVAM A ALIANÇA ENTRE O CÉU E A TERRA.
NO INÍCIO DO SÉCULO XVIII, UM MONGE BENEDITINO TENTOU ACABAR COM ESSA CRENÇA PAGÃ E ATÉ CHEGOU A CORTAR UM PINHEIRO QUE ERA ADORADO NO ALTO DE UM MORRO MAS, NÃO CONSEGUIU ERRADICAR TAL CULTO POPULAR. DIANTE DISSO, ELE DECIDIU ASSOCIAR O FORMATO TRIANGULAR DO PINHEIRO A SANTÍSSIMA TRINDADE (PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO) E SUAS FOLHAS PERENES E RESISTENTES, A JESUS QUE TINHA VIDA ETERNA. E FOI ASSIM QUE ENTÃO SURGIU A POPULAR "ÁRVORE DE NATAL". 
AH! E NELA, CADA "ACESSÓRIO", TAMBÉM TEM SEU SIGNIFICADO ESPECIAL: O PISCA-PISCA, É PRA SIMBOLIZAR AS ESTRELAS NO CÉU;  AS BOLINHAS, SÃO PRA SIMBOLIZAR OS BONS FRUTOS;  OS MINI PAPAIS NOÉIS, SÃO PRA ILUSTRAR A BONDADE E A PONTEIRA TÃO BACANA, POSTA NA PARTE MAIS ALTA DA ÁRVORE, É PRA LEMBRAR A ESTRELA PRINCIPAL, JESUS.



AGORA QUE VOCÊS JÁ SABEM A HISTÓRIA DA ÁRVORE, VEJAM O QUE EU FIZ NA DAQUI DE CASA!


A ARVOREZINHA ESTAVA MUITO SOBRECARREGADA DE LAÇAROTES E ATÉ "PINGENTES" OBSOLETOS. RESOLVI QUE PRECISAVA URGENTEMENTE DE CUIDADOS ARTESANAIS E ENTREI EM AÇÃO. REMOVI TUDO O QUE ESTA EM EXCESSO E COM NOVAS FITAS E FIOS, COMECEI A REPAGINÁ-LA.


REPUS OS CORDÕES, FIZ NOVOS LAÇOS, LIMPEI CADA ITEM. AOS POUCOS, MEU "SERVIÇO" FOI TOMANDO FORMA.


É IMPRESSIONANTE COMO UM POUCO DE PACIÊNCIA E CARINHO, CONSEGUEM DAR UM JEITINHO A COISAS TÃO SIMPLES, NÃO É MESMO?
APESAR DA ARVOREZINHA TER SIDO COMPRADA EM LOJA DE IMPORTADOS, A MAIOR PARTE DOS ENFEITES  (COM EXCEÇÃO DOS PINHEIRINHOS, TAMBORES E PAPAI NOEL), FORAM PEÇAS QUE RECEBI NUMA DOAÇÃO, HÁ MUITOS ANOS. PODER LHES DAR NOVO ASPECTO, ME FOI MUITO VÁLIDO.


AQUI, AS ETAPAS DA REPAGINADA. COMO ESTAVA, COMO FICOU  APÓS UM BELO BANHO E COMO A DEIXEI.


GOSTEI MUITO DO RESULTADO. REMOVER AS PEÇAS EXCEDENTES, "DEU VIDA" PARA A PEQUENA ÁRVORE ARTIFICIAL. CONSEGUI MEU OBJETO, AFINAL.


ENCERRO ESTA POSTAGEM DESEJANDO DE ANTEMÃO, UM FELIZ NATAL PARA VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS.
INDEPENDENTE DE QUAL FOR A VOSSA RELIGIÃO, QUE O MENINO JESUS ESTEJA SEMPRE PRESENTE EM CADA LAR, EM CADA CORAÇÃO.
FAÇO VOTOS QUE TENHAM GOSTADO DE MAIS ESTA POSTAGEM.
ABRAÇÃO, MEU POVO!!!


sábado, 3 de dezembro de 2016

UM SÉCULO E MAIS UM QUARTO: UAU!

BOM DIA, CARAS COLEGAS!
NÃO É DE HOJE QUE ME ENCANTO COM TUDO O QUE É MAIS ANTIGO. AMO TUDO O QUE TEM E FEZ HISTÓRIA AFINAL DE CONTAS, SABER APROVEITAR NO PRESENTE OS ENSINAMENTOS DO PASSADO, É TER UMA SÓLIDA BASE PARA O FUTURO.
AQUI EM CASA, TEMOS NOSSO "MINI MUSEU PARTICULAR", COMO COSTUMO DIZER. HÁ UM BOCADINHO DE VÁRIAS ÉPOCAS, CONTRIBUIÇÕES DE MUITAS PESSOAS BACANAS, DIFERENTES PERÍODOS RESUMIDOS EM DIFERENTES PEÇAS.
ONTEM, FIZ UMA SENHORA FAXINA EM DOIS OBJETOS MUITO ESPECIAIS E FUNCIONAIS: UM CIRCULADOR/AQUECEDOR DE AR E UM RÁDIO PORTÁTIL. 
AH... MAS NÃO SÃO UM SIMPLES VENTILADOR E UM SIMPLES RADINHO, DEFINITIVAMENTE, NÃO. SOMANDO O "TEMPO DE VIDA" DE CADA UM, (66 E 59) SÃO 125 ANOS DE EXISTÊNCIA QUE SE DEPENDER DE MEU ESPOSO E DE MIM, HÃO DE DURAR AINDA MUITOS ANOS MAIS. 

INICIEI A LIMPEZA COM O CIRCULADOR/AQUECEDOR DE AR. ESTA PEÇA COMEÇOU A SER PRODUZIDA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, EM 1950, PELA "BOMCLIMA", CUJA PRODUÇÃO ERA VOLTADA PARA MÁQUINAS E APARELHOS DE USO DOMÉSTICO.
COM UMA BELA CAIXA DE FERRO E UM MOTOR E MOLAS DE AQUECIMENTO RESISTENTES, ERA E AINDA É UM ITEM ÚTIL TANTO PARA DIAS QUENTES COMO PARA DIAS FRIOS. COMO NOS FOI DOADO PELA PATROA DE MEU ESPOSO E VEIO LÁ MESMO DE SP, TROUXE CONSIGO AS MARCAS DO TEMPO E TAMBÉM, MUITA SUJEIRA E POEIRA.


COM UMA VELHA ESCOVA DE DENTES E UM POTINHO COM CLORO E SABÃO, FUI FAZENDO UMA BELA HIGIENIZAÇÃO. AS HÉLICES FICARAM BEM LIMPINHAS E AINDA COLOQUEI ÓLEO PARA LUBRIFICAR AS FERRAGENS E DEIXAR O DESEMPENHO AINDA MAIS JOINHA.


CONFESSO QUE A SUJEIRA ESTAVA MEIO BRAVA MAS COM PACIÊNCIA, CONSEGUI UM ÓTIMO RESULTADO (TOMEI O DEVIDO CUIDADO PARA QUE A ÁGUA COM CLORO E SABÃO, NÃO ATINGISSE AS PARTES ELÉTRICAS).


PARA HIGIENIZAR AS GRADES DIRECIONAIS (ELAS AJUDAM O VENTO A MUDAR A DIREÇÃO PRA ONDE SE QUEIRA), TIVE UM BOCADO DE TRABALHO MAS COM A VELHA ESCOVINHA, A TAREFA FICOU MENOS COMPLEXA. A SUJEIRA SAIU TODA E FICARAM LIMPÍSSIMAS!


JÁ ESTE BELO "ALL TRANSISTOR PHILIPS", FOI UM DOS PRIMEIROS RÁDIOS PORTÁTEIS EQUIPADO COM TRANSISTORES, FABRICADO EM 1957. APESAR DO TEMPO TER CASTIGADO UM POUCO SEU MECANISMO INTERNO, PREJUDICANDO O LOCAL ONDE SE PUNHAM AS PILHAS, MEU ESPOSO FEZ UMA ADAPTAÇÃO E ELE FUNCIONA COM A INTERVENÇÃO DE UMA PEQUENA BATERIA. MEU PAI GANHOU DE UM PATRÃO E COMO NÃO USAVA, ACABOU VINDO PRA NOSSAS MÃOS.
CAPRICHEI NA LIMPEZA E ELE TAMBÉM FICOU UMA BELEZA!


ESTAVA REALMENTE PRECISANDO DE "ÁGUA E SABÃO". 
CLAREOU TÃO BELAMENTE QUE ATÉ PARECE TER FICADO MAIS CONTENTE.


AQUI, DE FRENTE E DE COSTAS. UMA RELÍQUIA QUE CONOSCO ESTÁ BEM GUARDADA E PROTEGIDA. PEÇA ESPECIAL RECHEADA DE HISTÓRIAS, LIMPINHA, "CHEIA DE VIDA".


AGORA O RÁDIO FICOU AINDA MAIS BACANA E A VENTILAÇÃO FICOU TININDO, VEJAM!

video

E CÁ ESTÃO O RÁDIO "ALL TRANSISTOR" E O "BOMCLIMA MENINÃO"!
PEÇAS BONITAS, COM CONTEÚDO E FUNCIONALIDADE. ADORO ISSO TUDO, DE VERDADE!


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESTE CONTEÚDO VINTAGE, RETRÔ, CULTURAL, ARTESANAL E CAPRICHADO.
TENHAM UM ÓTIMO FIM DE SEMANA.
ABRAÇÃO "PROCÊS"!

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...